quarta-feira, 22 de junho de 2011

Luz no fim do túnel - SG faz proposta ao Sinasempu

Durante o cornetaço da tarde de hoje, nós, servidores da PRT10, presentes na manifestação, vimos quando os participantes da reunião entraram apressados no prédio da PGR. Naquele momento criou-se uma expectativa, fazendo-nos fincar pé ali no gramado, embora tivessem ligado o esguicho de água para nos dispersar, e só sair quando houvesse notícia desse encontro. Pois grata foi a surpresa. Leiam:
Secretário-geral do MPU chama SINASEMPU para reunião de última hora e faz proposta
O secretário-geral do MPU, Lauro Cardoso, convidou o SINASEMPU, na tarde desta quarta-feira (17) para uma reunião de última hora para discutir os rumos da greve nacional dos servidores do MPU e o Plano de Cargos e Salários, em tramitação no Congresso Nacional desde 2009. Os diretores do sindicato Roberto Negri e Cleiton Custódio atenderam ao chamamento e reuniram-se por uma hora com o secretário Lauro Cardoso, tendo também participado o secretário-geral adjunto, Leopoldo Klosovski, o diretor da Fenajufe, Antônio Melquíades, e os servidores Gleidson Fernandes (integrante da Comissão de Greve da PGR), Luiz Fernando Moreira (integrante da Comissão Pró-Subsídio) e Luiz Alberto Bauer (PRT4/Rio Grande do Sul).
Lauro abriu a reunião dizendo que gostaria de falar apenas de assuntos onde houvesse consenso, deixando entender que seria uma reunião positiva e que poderia render ações concretas. Disse da disposição do procurador-geral da República em encontrar-se com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, na primeira semana de julho para tratar do PCS dos servidores do MPU. Afirmou que o relator do PL 6697/09, deputado Aelton Freitas, está viajando e que a ministra Miriam também só retorna no início do mês que vem, mas que Gurgel vai conversar com os dois, já tendo agendamento prévio.
Com relação à reunião com a ministra do Planejamento, Lauro disse que o PGR pretende apresentar até mesmo um substitutivo, se este for o desejo da categoria, ou lutar pelo PL 6697/09 do jeito que está se esta também for a decisão dos servidores. Reiterou a intenção do PGR de, dentro do prazo legal, ou seja, até 31 de agosto, encaminhar à Secretaria de Orçamento do Ministério do Planejamento a dotação orçamentária para fazer frente à implantação do novo PCS.
Lauro disse que, pessoalmente, tanto ele quanto o PGR são favoráveis ao subsídio como modelo remuneratório também para os servidores do MPU e que este modelo encontraria mais facilidade dentro do Poder Executivo, na negociação. Acenou ainda que, se efetivamente a categoria preferir o subsídio pode ser que a implantação se dê em uma única parcela, possivelmente ainda este ano, dizendo inclusive que há recursos para tanto.
Com relação à negociação a respeito dos dias parados durante a greve nacional dos servidores do MPU, Lauro Cardoso disse que, quando a categoria voltar ao trabalho, pode estudar uma forma de compensação, de modo a evitar prejuízos financeiros aos servidores e o acúmulo de trabalho, em razão dos serviços paralisados.
Diante deste novo quadro, o SINASEMPU convoca assembleias em todas as unidades do país, a serem realizadas na próxima segunda-feira (27), às 14h, para deliberarem sobre retomada dos trabalhos, com suspensão da greve, e possível manutenção do Estado de Greve enquanto aguardamos a reunião do PGR com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o relator do PL 6697/09, deputado Aélton Freitas, na primeira semana de julho. O SINASEMPU estará entregando ao secretário-geral do MPU um requerimento solicitando o abono do ponto dos grevistas ou a compensação por meio de reposição dos serviços interrompidos.
O comando nacional solicita que todas as unidades que aderiram à greve nos enviem, até a próxima segunda-feira (27) as listagens com nomes, dias e horas parados, de forma a subsidiar o documento que será entregue com vistas à negociação dos dias parados. Estas listas devem ser enviadas ao SINASEMPU por fax ou e-mail.

fonte:www.sinasempu.org.br

3 comentários:

  1. Tudo isso, pessoal, era o que queríamos ouvir há muuuuuuuuuuito tempo. Tudo mesmo!!! Mas olho vivo, não podemos ser ingênuos. Temos de ter em mente que isso é fruto da mobilização. Não devemos, portanto, baixar a guarda. Fiquemos atentos ao calendário proposto. A qualquer deslize ou sinalização de que estamos sendo passados para trás, temos de voltar com força total para a greve.
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Vamos torcer que seja cumprido o prometido.

    Rumo a vitória!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os valentes colegas que contribuíram e estão contribuindo com a luta pela valorização dos servidores do MPU! Não conseguimos nada ainda, mas esses avanços e essa mudança de postura foram obtidos através da mobilização de pessoas que, organizadamente ou não, demonstraram a sua indignação. Agora é um momento de reflexão, devemos dar um voto de confiança às palavras do Secretário-Geral, mesmo porque nossa greve não se encerrará, ela ficará suspensa e o seu fim estará condicionado ao cumprimento dessas palavras. Se o acordado não for cumprido, tenham a certeza de que as trombetas de Jericó soprarão com mais força do que nunca!!!

    Fernando

    ResponderExcluir